terça-feira, 21 de março de 2006

Brasil: das trevas à luz num segundo

A maior parte do país, naturalmente, assistiu ao documentário sobre o envolvimento dos meninos no mundo do crime. Méritos ao criador, o competente e engajado rapper MV Bill e o divulgador, a Globo. Faltou esclarecer por que somente levaram ao ar agora, visto o filme estar pronto há tanto tempo.
Mais chocante do que o depoimento de crianças de presumíveis nove, dez anos de idade, vomitando a crua realidade em nossas caras, é a constatação de que pelo sotaque e ambientação, as filmagens não ficaram restritas ao Rio de Janeiro. Posso arriscar: foram depoimentos do Rio, de São Paulo, de Porto Alegre, Belo Horizonte e Salvador... Isto nos faz concluir que este mal é nacional, não é um "privilégio" do Rio de Janeiro como alguns supõem. Acontece que tudo o que ocorre no Rio ou São Paulo, é divulgado plenamente na mídia, ao contrário da maioria dos outros estados. Concluindo: o Rio de Janeiro não é a capital das trevas deste país, ainda... Apesar de estar bem perto...
Como orgulhosos de poder ostentar o título de capital cultural do país estão os paulistanos depois da inauguração do "Museu da Língua Portuguesa", apropriadamente situado na estação da Luz. È louvável a iniciativa de promover, preservar, exibir de uma forma tão moderna e inovadora esta língua falada em quatro continentes, por quase duzentos milhões de pessoas. Visitem. Leiam a respeito. Para quem gosta de literatura, é uma viagem inesquecível ao âmago de nossa língua mãe.
Faz refletir que vivemos em um país tão singular que passa das trevas à luz num piscar de olhos...

4 comentários:

Tamara Queiroz disse...

Eu espero conseguir visitar o Museu da Língua Portuguesa. Porque estou tentando a meses ir no Museu do Ipiranga {ainda não conheço depois das mudanças} e não consigo.

......

Você radicalizou o BLOG, hein?

......

Grande abraço.

Anônimo disse...

Tamara,

Eu vou aproveitar a primeira viagem a SP para visitar o museu, pelo que vi e li, ele é fantástico...

Radicalizar?? Eu caí na besteira de optar por "moderar comentários" o que eu pensei que me faria poder replicar os comentários, mas na verdade, não passa de uma censura disfarçada, onde todo comentário para ser publicado, deve ter a aprovação do autor... Quando descobri, desativei esta opção na hora... não preciso de censura aqui...

Abraços,
Adão

Tamara Queiroz disse...

A Estação Luz está ficando cada dia que passa mais linda. Acho bela a arquitetura. Às vezes, eu prefiro andar de trem só para me sentir à moda antiga. Nos metrôs não se vê nada, apenas caras muito zangadas.

Bom, sou suspeita prá falar disso. Porque ADORO coisas antigas. Acho que vou virar MUSEÓLOGA... hehehehe.

Até breve.

Anônimo disse...

I like it! Keep up the good work. Thanks for sharing this wonderful site with us.
»

Postar um comentário

As opiniões aqui postadas são de responsabilidade de seus autores. O Autor do blog somente se responsabiliza pelo conteúdo publicado e assinado pelo próprio.